Como planejar seu 2019 para ter mais sucesso na carreira

por New Flight Gestão de Pessoas

08/01/2019

É comum as pessoas planejarem mudanças e traçarem metas em época de réveillon. Algumas desejam mudar de rotina, ser mais saudáveis, aproveitar mais a família, encontrar um amor e também ter sucesso na carreira. Entretanto, é preciso cuidado para não esquecer essas resoluções ao longo do novo ano. Segundo pesquisa da Statistic Brain citada por uma reportagem da Época Negócios, 27% das pessoas abandonam seus objetivos na primeira semana do ano, 31% na segunda semana e, após um mês, apenas metade continua tentando alcançá-los.

Assim, para que você não faça parte dessa estatística, é importante ter foco, principalmente se a sua meta envolver carreira. Um artigo publicado pela Fast Company alerta que o fracasso pode estar ligado a como planejamos nossas metas. A dica é tornar as resoluções um compromisso real, ligado aos seus valores, interesses e crenças. Dessa forma, segundo Jeff Zwiefel, COO da consultoria Life Time Fitness citado pelo artigo, você terá um motivador para não desistir quando os problemas aparecerem.

O sucesso na carreira inicia com um bom planejamento estratégico

A primeira grande dica para você conseguir sucesso na carreira é investir no planejamento estratégico dela – com um cronograma para o ano inteiro e revisões trimestrais dos seus objetivos. Vale lembrar que o foco deve estar no seu objetivo e não nas atividades que você deverá desempenhar para chegar nele.

A especialista em gerenciamento do tempo, Julie Morgenstern, afirmou para a Fast Company que é possível adequar o caminho para o sucesso, só não podemos esquecer onde queremos chegar. Portanto, se você quer ser mais produtivo, sua meta é apenas ser mais produtivo, e não acordar mais cedo, por exemplo. Como você conquistará a produtividade é um desafio diário que pode ser transformado até você encontrar a forma mais natural de converter a produtividade em hábito.

Objetivos precisam ser do tamanho certo

É preciso pensar em pequenos objetivos, sendo que planos reais são fundamentais. Se você deseja fechar o primeiro semestre com uma arrecadação exorbitante, o fato de não conquistar esse número irá fazer você se sentir desmotivado. Ou seja, é necessário ter metas reais e possíveis de serem alcançadas. É importante se desafiar, mas sem tirar os pés do chão.

Em sua entrevista à Fast Company, Alex Stajkovic, professor de Recursos Humanos na Escola de Negócios da Universidade de Wisconsin, comentou que os objetivos fáceis não são motivadores, enquanto que os que parecem estar além das suas capacidades podem fazê-lo desistir.

Dessa forma, outro ponto essencial para ter mais sucesso na carreira é conhecer as suas habilidades. Faça um balanço dos seus interesses, valores de carreira e traços de personalidade. Esse movimento pode te ajudar a formular seus próprios critérios para uma carreira desejável.

Um artigo da The Balance Careers sugere que o profissional pergunte a si mesmo quais habilidades o levarão a alcançar o sucesso desejado na carreira. Em seguida, é importante considerar quais interesses ou valores tornaram o trabalho significativo ou estimulante.

Além disso, é bom relacionar qual característica da sua personalidade tem feito as atividades parecerem naturais para você. Criar uma avaliação abrangente como essa é uma base sólida que você pode usar para aprimorar o tipo de carreira que atende aos seus interesses pessoais e pontos fortes profissionais.

Está com dúvidas sobre qual caminho seguir? Procure um especialista

Se você tem dúvidas de como refletir sobre a sua carreira, é interessante escolher um consultor ou conselheiro. Essa pessoa pode ser alguém que você admira na sua área de atuação. Professores da faculdade geralmente são uma ótima opção. Além de terem a prática didática para orientá-lo, eles possuem experiência e conhecimento de mercado, o que pode colaborar nesse processo de reflexão.

Seja curioso e busque aperfeiçoamento

Falando em professores, inclua em suas metas o aperfeiçoamento. Quem acha que já está pronto tem grandes chances de ficar para trás. Afinal, o mercado é competitivo e novidades surgem a todo momento.

Em 2019, assuma uma postura de curiosidade e invista em cursos, palestras, aperfeiçoamento e especializações. São eles que darão a você ferramentas para novas oportunidades profissionais e que proporcionarão não só novas experiências como também novas competências, habilidades e possibilidades para obter sucesso na carreira no próximo ano.

Em entrevista à revista Forbes, Linda Ginac, CEO da TalentGuard, deu a dica de o profissional anotar tudo que ama em seu trabalho e as tarefas que o mantém motivado, mesmo quando precisa fazer horas extras ou tem um dia difícil. Esse documento poderá ser um trampolim para considerar qual seria sua preferência de posto para transformar seu cargo em um verdadeiro emprego dos sonhos.

Você pode descobrir que, em sua posição atual, não é possível explorar completamente algumas habilidades da sua lista de desejos, como liderar uma equipe, criar um conteúdo arrebatador ou analisar dados para impulsionar as vendas.

Recentemente, a Forbes divulgou a lista desenvolvida pelo Fórum Econômico Mundial que diz quais são as dez habilidades que você precisará ter para prosperar em 2020. Vale a pena conferir e começar a desenvolver essas habilidades já em 2019.

Veja a lista desenvolvida pelo Fórum Econômico Mundial:

1. Capacidade para solucionar problemas complexos;

2. Pensamento crítico;

3. Criatividade;

4. Gestão de pessoas;

5. Coordenação ao lado de outras pessoas;

6. Inteligência emocional;

7. Julgamento e tomada de decisão;

8. Orientação a serviço;

9. Negociação;

10. Flexibilidade cognitiva.

Aproveite essa relação de qualidades inspiradoras e comece a planejar seu 2019 para alcançar ainda mais sucesso na carreira! 

Tags: Carreira, Dia a dia, Gestão, Recolocação, RH

Categoria: Carreira

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.