6 motivos para terceirizar os processos de RH da sua empresa

por New Flight Gestão de Pessoas

22/01/2019

Terceirização é um conceito que já faz parte do dia a dia de qualquer empresa. Em RH, não é diferente: existe uma parte do processo de gestão de pessoas que pode ser terceirizada, trazendo mais agilidade na execução, e liberando profissionais para tarefa mais estratégicas.

Nos últimos 10 anos, diversas empresas fizeram o caminho rumo à terceirização em Recursos Humanos—outras organizações ainda preparam sua trajetória para ter uma parte de seus processos de RH fora da nuvem da empresa.

Se a sua empresa se encontra nesse estágio, confira seis importantes motivos que reforçam que a terceirização dos processos de Recursos Humanos pode ser uma boa escolha.

Otimização dos processos e agilidade nas respostas
Uma empresa terceira terá sempre a vantagem de ser a especialista naquilo que está fazendo. Mesmo que a sua empresa tenha uma área de Recursos Humanos forte, o parceiro que faz a terceirização tem a vantagem de conhecer o processo de muitas outras organizações e, com isso, aprimorar seus próprios processos e gestão interna. Por isso, as empresas ganham no amadurecimento e na consolidação dos processos em Recursos Humanos.

Diminui a complexidade de contratar, treinar e reter pessoal especializado
Mesmo que muitas das atividades sejam operacionais, áreas como Recursos Humanos exigem que o profissional também tenha conhecimento de aspectos técnicos, domine a legislação, a nova maneira de se trabalhar com o eSocial e as tendências de mercado. Com esse processo internalizado, cabe à empresa selecionar, formar essa mão de obra, retê-la e mantê-la em constante atualização – o que não é fácil, visto à complexidade da legislação trabalhista, às mudanças frequentes e a senioridade que este assunto exige.

Quando se trata da terceirização, cabe à empresa terceira fornecer o pessoal especializado e treinado, conhecendo, por exemplo, todas as exigência do eSocial, e a reposição do recurso humano em caso de desligamento, férias e qualquer outra alteração. O cliente não tem sobressaltos nem interrupções no processo.

Diminui a incidência de processos trabalhistas por questões ligadas a processos de RH
Uma empresa com foco na terceirização dos processos de RH precisa se manter em dia com a legislação vigente – o que, no dia a dia de um RH interno, pode ser mais difícil – até mesmo porque o profissional interno costuma acumular funções, e desempenhar outras atividades na área. No caso da terceirização, a atividade-fim é justamente a oferta do serviço dos processos em RH – ou seja, a atualização da empresa é uma condição sine qua non para seu bom desempenho junto a seus clientes.

Permite que o RH atue como uma área estratégica
A terceirização dos processos massivos em RH ajuda a área a manter seu foco naquilo que é mais importante, retirando uma carga enorme de trabalho – e que não precisa ser executado dentro da empresa. Hoje, a visão é de que a área de RH funcione como uma consultoria estratégica dentro da empresa, atuando junto a outras áreas para a melhoria da performance organizacional.

Mantém o alto nível de segurança da informação
Empresas com foco na terceirização de serviços de RH geralmente contam com processos e protocolos de segurança da informação muito rígidos – um vazamento de dados pode causar um enorme prejuízo. Infelizmente, no cliente, nem sempre o mesmo nível de segurança é encontrado – arquivos do RH muitas vezes estão disponíveis na rede, e a quebra de sigilo de informações de salário, por exemplo, não é um problema raro.

Reduz custos
A terceirização ajuda a empresa a reduzir custos – que são menores do que a manutenção de um departamento interno para cuidar desses processos, por exemplo. De qualquer maneira, é importante frisar que o contexto atual de Recursos Humanos tem mostrado que o caminho do RH é rumo à uma posição estratégica dentro da empresa.

Com a automação de processos, o nível de tecnologia existente e a maturidade dos profissionais que atuam na equipe de fornecedores especializados na terceirização de serviços de RH, é possível compor uma solução completa, que descentralize as atividades de RH e libere o profissional de Recursos Humanos a atuar no negócio como um facilitador do desenvolvimento das pessoas, e um apoio estratégico ao crescimento do negócio. Com certeza, isso é um grande diferencial competitivo.

Tags: Empresa, Empresas Familiares, Negócios, RH, Trabalho

Categoria: Dicas

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.